domingo, 21 de março de 2010

Outra coisa que aconteceu comigo. Vocês sabem que eu sou professora, não é? Gosto muito do que faço e penso que faço muito bem, sabe aquela história de que você é feliz com o que faz, ou faz aquilo que te deixa feliz? Pois eu vivo os dois momentos, até o ano passado pensei muito em desistir desta carreira, por inúmeros motivos, os quais acredito que vocês já possam até imaginar... salário, falta de apoio, alunos que não querem aprender, enfim, todo o stress que sala de aula provoca na vida de um professor. Tive várias crises de identidade, às vezes me perguntava o que eu estava fazendo ali... deixando minha casa, meus filhos... Pedi muito a Deus que me abrisse as portas para outra profissão, mas como podem ver Ele não permitiu. Pelo contrário, me abre portas e mais portas, mas todas para sala de aula... é engraçado como Deus age nas nossas vidas. Este ano Ele tomou conta da direção, está me enviando a lugares que nunca havia pensado que um dia estaria, mas isto fica para um outro dia. O que quero dizer é que às vezes nós, professores, nos sentimos muito impotentes e frustrados diante de decisões que são tomadas por pessoas que para mim nunca estiveram em uma sala de aula. Estou muito triste em ver para onde a Educação dos nossos filhos, e dos nossos alunos, está indo. Não gosto de ver uma criança tendo dificuldade para escrever. Ela esteve na escola durante anos, mas não é capaz de escrever bem, ou de pelo menos ser claro nas suas idéias. O que nós, professores, estamos fazendo? Onde estão os pais que muitas vezes nem percebem que seus filhos estão com dificuldades na escola? E vocês, o que estão fazendo na escola? Não podem cruzar os braços e pensar que a escola serve como passeio diário. Vocês pecisam exigir competência dos profissionais que trabalham com vocês e para vocês, mas nunca esquecendo que o rendimento em sala não depende só de nós. É muito triste ver alunos sem capacidade de pensar e debater assuntos atuais conosco e com seus colegas. Estão ficando cada vez mais atrofiados, incapazes de pensar e desenvolver idéias. Pensam somente em passeio, diversão, namoro, para não entrar em outras questões. O que há? Vamos continuar aceitando as coisas como elas são? Não podemos cruzar os braços e ver a degradação da Educação, do ato de Pensar, Evoluir. Há tanto para fazer, ver, sentir. Tanta tecnologia... pra quê? Precisamos do básico para sobreviver a este turbilhão de informações que entram no mercado a cada dia ou seremos devorados por eles. Leiam, discutam, aprimorem seus conhecimentos gerais, escrevam... mas com competência. Não deixem a internet acabar com o pouco de vocabulário que vocês tem. Estamos escrevendo cada vez menos, e cada vez pior. Diminuimos as palavras, esquecemos dos acentos, e a ortografia, então? Dá até medo. Por favor, façam isto por vocês, para seu futuro, para que possam ser vistos com admiração, com respeito.
Tenham orgulho de serem capazes de fazer sempre o melhor, mostrar sempre o melhor. Um dia vocês se orgulharão de vocês mesmos.
Fiquem em paz...
Bjos
Oi pessoal, demorei um pouquinho para escrever, não é? Tenho estado ocupada, mas, com a cabeça sempre neste espaço e no que vou escrever. Esta semana tive uma explosão de idéias, quero escrever sobre tanta coisa que aconteceu e que vivi que não sei se consigo por tudo aqui hoje.
Sabem, eu gosto muito de ler e minhas últimas leituras tem sido para aperfeiçoar o meu conhecimento, tanto em línguas quanto na Palavra de Deus. Eu e minha família fazemos devocionais à noite e fizemos uma especial esta semana que me chamou a atenção, ela fala sobre a inversão de preocupação. Nós andamos sempre tão preocupados com tanta coisa, sempre agitados, nervosos, apreensivos, mal-humorados, impacientes. Na verdade, nós só mudamos a idade por que a partir do momento que começamos a crescer e pensar no futuro temos sempre que estar "ligado" em alguma coisa. Se somos adolescentes estamos preocupados com nossa aparência, se estamos sendo aceitos no grupo, na escola, os pais nos cobrando notas boas. Se somos adultos pensamos no futuro profissional, carreira, sucesso, progresso. Se nos casamos e temos filhos nos preocupamos em lhes dar boa educação, encaminhá-los na vida profissional, precisamos trabalhar para sustentá-los e oferecer-lhes tudo o que há de melhor no mercado. Acabamos por nos transformar em grandes consumistas. Enfim, é preocupação que não acaba mais, e com ela vem o stress, a convivência com outras pessoas, às vezes muito diferentes de nós que acabam por causar atrito, violência, tantas coisas que nos afligem... Mas ainda bem que temos nosso Pai para nos acolher em seus braços e dizer: "Filho, não temas".
"(...)buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas". Mateus 6.3
Pois bem, vamos inverter nossa preocupação. Deixemos de nos preocupar com o ter para nos precupar com o ser, de pensar em você para pensar nos outros, de se preocupar com o corpo para se preocupar com a alma. Paremos de nos preocupar com os tesouros da terra, onde a traça e a ferrugem corroem, para nos preocupar com os tesouros do céu. Deixemos de lado a preocupação com o nosso nome e paremos para pensar no nome de JESUS.
A vida aqui na terra é passageira, mas nosso tempo no céu será eterno, precisamos viver bem, termos prioridades conforme a vontade de Deus e não conforme a nossa. Que Ele esteja no comando de nossas vidas, assim seremos mais felizes, viveremos em paz conosco e com os outros.
Que Deus os abençoe e lhes dê uma ótima semana.
Bjos