domingo, 21 de março de 2010

Outra coisa que aconteceu comigo. Vocês sabem que eu sou professora, não é? Gosto muito do que faço e penso que faço muito bem, sabe aquela história de que você é feliz com o que faz, ou faz aquilo que te deixa feliz? Pois eu vivo os dois momentos, até o ano passado pensei muito em desistir desta carreira, por inúmeros motivos, os quais acredito que vocês já possam até imaginar... salário, falta de apoio, alunos que não querem aprender, enfim, todo o stress que sala de aula provoca na vida de um professor. Tive várias crises de identidade, às vezes me perguntava o que eu estava fazendo ali... deixando minha casa, meus filhos... Pedi muito a Deus que me abrisse as portas para outra profissão, mas como podem ver Ele não permitiu. Pelo contrário, me abre portas e mais portas, mas todas para sala de aula... é engraçado como Deus age nas nossas vidas. Este ano Ele tomou conta da direção, está me enviando a lugares que nunca havia pensado que um dia estaria, mas isto fica para um outro dia. O que quero dizer é que às vezes nós, professores, nos sentimos muito impotentes e frustrados diante de decisões que são tomadas por pessoas que para mim nunca estiveram em uma sala de aula. Estou muito triste em ver para onde a Educação dos nossos filhos, e dos nossos alunos, está indo. Não gosto de ver uma criança tendo dificuldade para escrever. Ela esteve na escola durante anos, mas não é capaz de escrever bem, ou de pelo menos ser claro nas suas idéias. O que nós, professores, estamos fazendo? Onde estão os pais que muitas vezes nem percebem que seus filhos estão com dificuldades na escola? E vocês, o que estão fazendo na escola? Não podem cruzar os braços e pensar que a escola serve como passeio diário. Vocês pecisam exigir competência dos profissionais que trabalham com vocês e para vocês, mas nunca esquecendo que o rendimento em sala não depende só de nós. É muito triste ver alunos sem capacidade de pensar e debater assuntos atuais conosco e com seus colegas. Estão ficando cada vez mais atrofiados, incapazes de pensar e desenvolver idéias. Pensam somente em passeio, diversão, namoro, para não entrar em outras questões. O que há? Vamos continuar aceitando as coisas como elas são? Não podemos cruzar os braços e ver a degradação da Educação, do ato de Pensar, Evoluir. Há tanto para fazer, ver, sentir. Tanta tecnologia... pra quê? Precisamos do básico para sobreviver a este turbilhão de informações que entram no mercado a cada dia ou seremos devorados por eles. Leiam, discutam, aprimorem seus conhecimentos gerais, escrevam... mas com competência. Não deixem a internet acabar com o pouco de vocabulário que vocês tem. Estamos escrevendo cada vez menos, e cada vez pior. Diminuimos as palavras, esquecemos dos acentos, e a ortografia, então? Dá até medo. Por favor, façam isto por vocês, para seu futuro, para que possam ser vistos com admiração, com respeito.
Tenham orgulho de serem capazes de fazer sempre o melhor, mostrar sempre o melhor. Um dia vocês se orgulharão de vocês mesmos.
Fiquem em paz...
Bjos

5 comentários:

  1. Oi...Parabéns pelo blog...Estou aqui se precisar de alguma coisa. Já virei sua seguidora viu ;) e já comecei a divulgar, portanto, mãos a obra e vamos trabalhar D. Fernanda, a nova blogueira de plantão. Beijinhos direto do outro lado do oceâno.

    ResponderExcluir
  2. Oi Fer!!! Lembra de mim??? Acredito que sim!!! Estou super feliz por vários motivos, primeiro por nossa amizade de infância e podermos nos reencontrar mesmo que de forma informal, segundo por saber que vc é cristão e que sua família tbm (isso me deixou MEGA FELIZ!!!)...
    Agora eu tbm sou sua seguidora...
    Beijos e DEUS continue usando sua vida como instrumento e canal de bençãos!!!

    ResponderExcluir
  3. Nossa,eu tava realmente precisando ler isso !
    hje em dia agnt simplismente anda esquecendo de uma benção que Deus nos deu que é a capacidade de sentir,pensar,criar,estamos jogando fora as chances de podermos expressar nossas opniões através de palavras como podem dizer muito sobre quem somos ou oq desejamos para nossa vida...
    Bjs G@bih

    ResponderExcluir
  4. Oi teacher.
    Amei seu blog, muito dez.
    Já segui ele.

    Amanda(5ª série, tá?)

    ResponderExcluir
  5. Hello teacher.
    Entrei no blog só não tive tempo de ler,entrei para visualizar,mas prometo seguir e ler tudinho

    Bjs,bye

    ResponderExcluir