sábado, 24 de abril de 2010

TÔ FORA

Preconceito: julgamento pre-concebido a respeito de algo ou alguém, podendo ser racial, social e sexual. (os mais comuns)
Bullying: agir com violência física ou verbal em forma de discriminação, ridicularizando, humilhando ou isolando alguém.

Vivemos num mundo preconceituoso, na verdade somos preconceituosos, querendo ou não. Alguns de forma evidente e sem querer esconder, outros tentando encobrir sentimentos que não querem ter, mas tem. Por que somos assim? Por que pensamos desta forma?
Na verdade a nossa sociedade impõe situações claras de que um é sempre melhor do que o outro, um tem o cheiro melhor do que o outro, um se veste melhor do que o outro, um é mais inteligente do que o outro. Pensemos num preconceito no trabalho, as mulheres já conquistaram muito espaço, é verdade, mas elas, ou nós, ainda sofremos quando disputamos lugar com um homem. A mulher no mercado de trabalho ainda ganha menos do que o homem e, ainda sofre com o assédio. O que são as cotas nas universidades senão um tamanho preconceito? Por que isto? Os negros, os índios são menos inteligentes do que os brancos? Será que numa disputa de igualdade intelectual eles são inferiores? Quem disse isto?
Se não estamos bem vestidos as pessoas não nos atendem bem nos bancos, nas lojas, isto independente da nossa cor de pele. Se não mostramos poder financeiro algumas pessoas não fazem nem questão de nos conhecer, simplesmente não somos bons o suficiente para eles. Que mundo, não?
Onde foi que Deus disse que somos diferentes, uns melhores do que os outros? Será que perante Ele nós não somos iguais? Não merecemos a mesma atenção?
Isto ainda piora quando alguns engraçadinhos chegam com piadinhas, incomodam os outros com palavras agressivas e preconceituosas do tipo "lá vem a magricela", ou "ih, chegou o cascão", ou ainda "cuidado que a baleia está na área". Quanta ignorância... É melhor pensar, realmente, que é pura ignorância. Tanta pobreza intelectual que o menosprezo destas pessoas pela outras só nos levam a pensar em quão pequeno é o coração delas, em quanta tristeza e amargura elas carregam consigo que precisam maltratar os outros para tentar se sentir melhor.
Precisamos parar com isto, não sermos flechas nas mãos do inimigo, que só tem uma intençao com isso, nos levar para o fundo do poço. E por outro lado nos afastarmos de quem quer nos colocar como alvo desta situação.
Deus nos dá ferramentas poderosas para não sermos flechas, se deixarmos que Ele nos leve a ter um coração cheio de amor (1Coríntios 13), de compaixão (1Pedro 3. 8-12), de bondade (Provérbios 14.14), de respeito (1Pedro 2.17) e de sinceridade (Provérbios 12. 19-22).
E se tivermos uma vida reta diante de Deus Ele nos livra e nos fortalece para nos sentirmos fortes diante dos acontecimentos (Salmos 18. 2,3)
Portanto, sejamos sim flechas, mas do bem. Que quando chegarmos a um lugar nós sejamos LUZ, que as pessoas se sintam bem com a nossa presença e que se não tivermos nada de bom para falar que então fiquemos calados, mas que não deixemos sair nada que não seja para engrandecer nosso amigo ou qualquer pessoa.
Alvo, só para receber amor, respeito e carinho das outras pessoas, e que se por acaso alguma flecha maldosa vier em nossa direção que nosso Deus seja muito maior e que possa nos proteger sempre.


Fiquem com Deus e que Ele seja sua rocha, sua fortaleza. Confiem nEle.
Um beijo e Bom fim de semana...

Nenhum comentário:

Postar um comentário